sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Debate-boca


O debate da Band teve 6% de audiência contra 36% da Globo, que transmitia São Paulo e Internacional. Os vencedores foram Inter e Plínio Arruda.

Serra mostrou um visual um pouco diferente do tradicional Funereo, da família Adams. Na verdade, lembrou-me muito o velho Brizola. Foi seguro, não foi antipático e jogou uma casca de banana que faz a Dilma escorregar, quando perguntou sobre as Apaes.

Dilma estava nervosa, às vezes, esquecia de olhar para o telespectador, fez umas caretas comprometedoras e mostrou que não foi bem preparada para esse debate. Divagou muito.

Marina, embora relembre o tempo todo o seu passado pobre, usa uma linguagem que a distancia do povão. Derrapou, quando falou em falta de desatenção, ao invés de falta de atenção, ou, simplesmente, desatenção. Não gosto do seu tom professoral e do dedo em riste.

Plínio foi tranquilo. Perguntas claras e objetivas. Respostas concisas. Não fez demagogia. Pegou pesado na Marina, que poderia ser uma aliada contra o monopólio Dilma-Serra, quando foi necessário demarcar posições. Falou para os movimentos sociais e mostrou que não é candidato de si mesmo.

Foi lamentável a ausência do candidato do PSTU, Zé Maria. Num debate que se pretende democrático, todo o espectro de idéias deveria estar representado.

Espremendo tudo, sobrou muito pouco em termos de propostas e programas. Para a maioria, o que muda é o grau de simpatia ou de rejeição pelos candidatos. Minha previsão é que caminharemos para um segundo turno entre Dilma e Serra, dois candidatos com muito mais semelhanças de fundo do que divergências.

Um comentário:

  1. Quero deixar claro que recomendo o voto em Plínio ou em Zé Maria.
    Tenho diversos amigos de esquerda que votarão em Dilma, por achar que houve avanços importantes nas questões sociais, durante o governo Lula. Respeito essa posição.
    Outros votarão em Serra, por achá-lo mais preparado. Embora sua campanha, recentemente, tenha dado uma guinada para a direita, considero que ele e Dilma estão no mesmo campo ideológico.
    Mesmo que desagrade a gregos e goianos, essa é a minha posição.

    ResponderExcluir