domingo, 15 de agosto de 2010

Separação entre Igreja e Estado

O Ministério Público Federal de São Paulo ajuizou ação pedindo a retirada dos símbolos religiosas das repartições publicas. Pois bem, veja o que diz o Frade Demetrius dos Santos Silva.
“Sou Padre católico e concordo plenamente com o Ministério Público de São Paulo, por querer retirar os símbolos religiosos das repartições públicas…
Nosso Estado é laico e não deve favorecer esta ou aquela religião.
A Cruz deve ser retirada!
Aliás, nunca gostei de ver a Cruz em Tribunais, onde os pobres têm menos direitos que os ricos e onde sentenças são barganhadas, vendidas e compradas.
Não quero mais ver a Cruz nas Câmaras legislativas, onde a corrupção é a moeda mais forte.
Não quero ver, também, a Cruz em delegacias, cadeias e quarteis, onde os pequenos são constrangidos e torturados.
Não quero ver, muito menos, a Cruz em prontos-socorros e hospitais, onde pessoas pobres morrem sem atendimento.
É preciso retirar a Cruz das repartições públicas, porque Cristo não abençoa a sórdida política brasileira, causa das desgraças; das misérias e sofrimentos dos pequenos; dos pobres e dos menos favorecidos”.
Frade Demetrius dos Santos Silva * São Paulo/SPFonte: FOLHA de SÃO PAULO, de 09/08/2009
Reproduzo por concordar com Frade Demetrius.

Um comentário:

  1. Como vai Marcos?
    Sou o Mauro da lista do galo. Primeiro Não tenho religião.
    A cruz deve ser retirada por vários motivos.
    O principal, não há religião oficial em nosso país. Religião e Estado é coisa da Idade Média, onde pessoas eram queimadas vivas pelos representantes de Jesus. Quem não se lembra da inquisição. Com certeza Jesus aprovava tais coisas, visto que havia símbolos como este em todos os tribunais Inquisitoriais.
    Não! Os nossos tribunais hoje procuram respeitar o ser humano e a história mostrou e mostra o que ocorre quando religião se mescla com o Estado. Haja vista o Irã ou Israel.
    O Frade afirma "Não quero ver, também, a Cruz em delegacias, cadeias e quarteis, onde os pequenos são constrangidos e torturados.
    Não quero ver, muito menos, a Cruz em prontos-socorros e hospitais, onde pessoas pobres morrem sem atendimento"

    Pois bem. Na Inquisição da Igreja Católica as pessoas não eram torturadas na surdina, mas dentro de mosteiros, e quem as presidia era o próprio Inquisidor (Padre, Bispo, Frade, etc).
    Com relação a prontos-socorros só os temos graças ao Iluminismo que afastou a crença e fez com que a Ciência e a razão tivessem lugar central em nossas vidas.
    Por fim cabe ressaltar que as Bruxas queimadas na Inquisição eram, em geral, pessoas que detinham conhecimento sobre as Ervas e curavam pessoas. Os médicos Hoje seriam queimados ao curar.

    um abraço,

    ResponderExcluir